terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Esferas do Dragão

Fala aê galera, tudo bem??

O assunto de hoje é sobre as Esferas do Dragão, o grande motivo da história de Dragon Ball, obra máxima do mestre Akira Toriyama.
Akira Toriyama (o cara)

Em uma conversa bem descontraída com um amigo que, junto comigo, faz parte do grupo de animes Nippon Sentai Anima Rangers, foi levantada a questão de que as esferas que aparecem na série Dragon Ball (quando Goku ainda era criança) são as mesmas que aparecem em Dragon Ball GT. Resolvemos tirar isso à limpo, e após pesquisar bastante sobre o assunto (no qual eu não tinha dúvidas), saiu essa matéria de hoje. Vamos lá??

Introdução

Há aproximadamente 75 milhões de anos atrás, os KaioShins desse tempo deram aos Nameks o dom de criar as chamadas esferas do Dragão. Existem 7 esferas do Dragão e todas possuem um brilho singular. A diferença é o número de estrelas que cada uma tem, variando de uma a sete.
Quando se consegue reunir todas as 7 esferas do Dragão e dizer as palavras mágicas, aparece um grande dragão que concede qualquer desejo que se pede, dentro de certos limites. Mas há centenas de anos atrás, o planeta Namek atravessou problemas climáticos e alguns de seus habitantes tentaram escapar. Um pequeno Namek foi enviado ao planeta Terra para sobreviver. Era Piccolo, filho de Katattsu, que mais tarde se tornaria Kami Sama da Terra.
Por fazer parte da família do clã Dragão, o filho de Katattsu criou instintivamente esferas parecidas com as de seu planeta e as separou por todo o mundo para que a tentativa de encontrá-las fosse mais interessante. Após cumprido o desejo, as esferas se separam por todo o mundo e permanecem inativas por 1 ano, convertidas em pedra. Essas seriam as famosas esferas do Dragão da Terra.

História


A história de Dragon Ball inicia-se quando Bulma encontra no sótão de sua casa uma esfera do Dragão. Após pesquisar muito sobre a esfera, descobriu sua utilidade quando reunidas e passou a percorrer o mundo atrás das outras esferas. Para facilitar a busca, Bulma inventou um radar que detecta as esferas do Dragão, pois estas emitem pequenas ondas bem fraquinhas.
Todos os acontecimentos na série surgiram graças as esferas do Dragão e ao interesse inicial de Bulma em juntá-las. Ao longo da série, é descoberto que além das esferas do Dragão da Terra, existem também as esferas de Namek (as originais) e as esferas de estrela negra (ou Black Star Dragon Balls, em Dragon Ball GT apenas).

 Propriedades gerais das esferas

- Cada grupo de esfera está composto por sete Dragon Balls. Possuem cor alaranjada e uma pequena estrela no seu interior (que variam de 1 a 7 estrelas).
- É necessário reunir as sete esferas e dizer a palavra mágica correspondente para evocar o dragão.
- Quando o dragão é evocado, o céu do planeta fica totalmente escuro, independente do horário e ambiente.
- Se o criador das esferas morre, estas se convertem em pedras. Se o dragão está sendo evocado nesse momento ele desaparece.


Propriedades gerais das esferas de Namek

- Logo depois de ter cumprido os desejos, as esferas se dispersam pelo planeta de origem e permanecem desativadas, convertidas em pedra por algum tempo.
- Não podem reviver uma pessoa que morreu de causa natural ou doença, por exemplo. Mas podem ressuscitar brevemente a quem tenha morrido caso sua morte foi acelerada por algo. Um exemplo é o caso do Patriarca de Namek, que teve a morte acelerada pela presença de Freeza e seus soldados.
- Não podem conceder um desejo que passe da capacidade de seu criador. Um exemplo é de quando Kurilin pediu para Shenlong para transformar os Andróides A17 e A18 em humanos. O dragão disse que não era possível.
- Não podem matar ou contrariar um ser muito poderoso. Se o desejo envolve alguém muito poderoso, este pode recusar o desejo. Um exemplo é de quando Goku não quis ser trazido de volta à Terra, após 130 dias passados na luta que teve com Freeza, em Namek. Nesse caso o desejo se considera nulo e pode se pedir outra coisa no lugar.
- As estrelas contidas no interior dessas esferas são vermelhas.
- Foram criadas pelo Patriarca de Namek. Após a morte do Patriarca, Muuri assumiu o seu lugar e passou a ser o Patriarca de Namek e o responsável pelas esferas.
- O nome do dragão que surge para realizar os desejos é Porunga.
- Dentre os dragões que concedem desejos, o das esferas de Namek é o 2do maior dragão. Além disso, é verde, possuí barbatana, 2 chifres na cabeça e possuí uma aparência humanóide.
- O dragão concede até 3 desejos por vez.
- Na saga de Freeza, as esferas de Namek só podiam ressuscitar uma pessoa por desejo. Já na saga de Boo, Muuri fez com que as esferas pudessem ressuscitar qualquer quantia de pessoas por desejo.
- Podem ressuscitar a mesma pessoa quantas vezes preciso.
- Após concedidos os desejos, as esferas além de se dispersarem, podem também voltar para o seu criador.
- As esferas podem voltar a ser usadas após 130 dias a partir do dia em que foi usada pela última vez.
- A evocação e os desejos devem ser feitos no idioma de Namek.

Propriedades gerais das esferas de estrela negra

- Foram criadas por Piccolo (Kami Sama) antes de expulsar de seu corpo todo o mau contido nele… em suma, estas esferas foram criadas por Kami Sama antes de perder metade de seu poder ao criar Piccolo Daimaoh.
- As estrelas contidas no interior dessas esferas são negras.
- Dentre os dragões que concedem desejos, o das esferas de estrela negra é o maior de todos, considerando a série não canônica Dragon Ball GT. Além disso, o dragão possui cor avermelhada e seu corpo é meio transparente, mesclando-se com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.
- O dragão concede apenas 1 desejo por vez.
- Provavelmente pode matar ou contrariar um ser muito poderoso. Este fato foi observado quando o dragão destas esferas transformou Goku em criança sem consultá-lo de nada.
- Logo após ter cumprido o desejo, as esferas se dispersam para os 4 cantos da galáxia (Norte, Sul, Leste, Oeste).
- Provavelmente as esferas não se tornam pedras após realizar um desejo e nem ficam desativadas, visto que em menos de 1 ano em busca das esferas pelo Universo, as mesmas já se apresentavam na sua forma original.
- Provavelmente o dragão pode conceder qualquer desejo.
- Caso as esferas não estejam no planeta depois de um ano passado após ter realizado um desejo, o planeta explode.
- Estas esferas, assim como o dragão só existem em Dragon Ball GT, sendo sua existência geradora de contradições com a obra canônica.


Propriedades gerais das esferas da Terra

- Foram criadas por Kami Sama (Piccolo), muito provavelmente após ter expulsado seu lado maligno de si (Piccolo Daimaoh). Após Kami Sama (Piccolo) ter se fundido com Piccolo Jr., as esferas tornaram-se pedras e ficaram inativas até que Dende assumiu o cargo de Kami Sama da Terra e reativou as esferas.
- Dentre os dragões que concedem desejos, o da Terra é o menor de todos. É muito semelhante com o dragão das esferas de estrela negra, porém é verde e seu corpo não fica transparente com o céu negro gerado por ele, após ser evocado.
- Desde o início de Dragon Ball, o dragão das esferas da Terra só concedia apenas 1 desejo por vez. Após as esferas serem reativadas por Dende, na saga de Cell, o dragão passou a realizar 2 desejos por vez. Na Saga de Buu, Dende deu um ”upgrade” nas esferas, fazendo com que elas passassem a realizar 3 desejos por vez.
- Podem ressuscitar qualquer quantia de pessoas em um só desejo.
- Não podem ressuscitar alguém que tenha morrido a mais de 1 ano.
- Não podem ressuscitar uma pessoa que já tenha sido revivida com as mesmas esferas. Porém, quando Dende reativou as esferas da Terra, mesmo sendo as mesmas esferas, todos que já haviam morrido e ressuscitados por meio das esferas antigas, caso morressem novamente podiam ser ressuscitados pelas esferas reativadas de Dende. Um exemplo disso foi Goku que, quando morreu pela primeira vez, foi ressuscitado por meio das esferas da Terra e, na segunda vez, ia ser ressuscitado com as esferas reativadas de Dende, só que Goku não quis ressuscitar.
- As esferas podem voltar a ser usadas após 365 dias a partir do dia em que foi usada pela última vez. Porém, cabe destacar algumas situações extraordinárias que ocorreram: em 2 casos, quando Shenlong foi destruído, e quando Kami Sama (Piccolo) morreu e logo reviveu, as esferas da Terra foram utilizadas 2 vezes em menos de 1 ano.
- Caso for pedido apenas um desejo à Shenlong,  pode-se despedir-se do dragão nesse momento e as esferas permanecem inativas por menos tempo que o usual.




E é isso ai galera...

Espero que tenham gostado do material de hoje... Sei que ficou meio grande, mas é que achei esse material no site Kami Sama Explorer. 

Nos vemos na próxima!!

Até lá...