sábado, 4 de junho de 2011





Akira Toriyama

Ele é conhecido da maioria das pessoas, ou quase... sempre que o assunto é Dragon Ball, seu nome é citado com entusiasmo. Se existe um único responsável pelo sucesso desta série, com certeza ele é o culpado. Porém, quase nada havia sido dito a seu respeito e até agora ele não passava de um nome entre muitos outros que existem no fabuloso universo desse desenho. Mas agora a justiça será feita e vocês vão conhecer um pouco mais a respeito de Akira Toriyama, o criador das aventuras de Goku e companhia.




Criador e criatura

Nascido em 5 de abril de 1955, Akira Toriyama tinha seus 30 anos quando iniciou aquele que seria considerado o maior de todos os seus trabalhos: o nosso conhecido Dragon Ball.
Naquela época, Toriyama já era bem conhecido do público japonês, principalmente graças ao divertidíssimo DR. SLUMP, que já era publicado há 5 anos na Shonen Jump. Mas foi com Dragon Ball que Toriyama criou asas, deixando o Japão e conquistando o mundo. A fortuna que acumulou com seus dois maiores sucessos - Dragon Ball e Dr. Slump - foi tamanha que ele pôde até mesmo criar o seu próprio estúdio, chamado de Bird Studio. O nome bird(pássaro em inglês) vem do sobrenome do autor, que em português significa "pássaro da montanha".


As outras crias de Toriyama

Além do megasucesso Dragon Ball, Toriyama teve outras crias que costumam ser esquecidas quando o assunto pára em Goku e sua turma. Destaque para o hilário Dr. Slump. Este mangá que, como todos os sucessos, foi transformado em anime conquistou rapidamente o povo japonês e lançou Toriyama ao estrelato. Esta série é recheada de referências e revolucionou o chamado Gang Mangá da época, ou seja, ele não é um hit à toa. Como Toriyama parou de investir no mangá, os seus últimos trabalhos foram no mundo dos games. Ele fez ilustrações e o design dos personagens da série de jogos de Dragon Quest e do fantástico Chrono Trigger.

Não faltam idéias, nem referências

Toriyama é famoso por fazer inúmeras referências em seus trabalhos. A famosa família Ultra aparece muito em seus desenhos. Em Dr. Slump, um Ultraman caipira é um personagem fixo. E quem não notou a semelhança de Chi Chi, a namorada/esposa de Goku, com o não menos famoso Ultraseven? E não são apenas referências ao mundo oriental. As terras do oeste também são lembradas por ele. O simpático Dr. Spock faz uma aparição especial em Dr. Slump, e o maior herói do ocidente, Superman, tem um "sósia" em Dr. Slump. Outro ídolo do autor também marca presença em Dragon Ball: o extremamente carismático chinês Jackie Chan é lembrado em um disfarces de Kamesennin durante o torneio de artes marciais.